quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ah, se eu pudesse voltar...

Acho que tem dias que nao sao fáceis para ninguém. Especialmente para os brasileiros que vivem no exterior. Eu moro aqui há quatro anos; em agosto serao cinco. E reclamo de tudo e de todos o tempo todo. É normal para uma pessoa como eu sentir falta de casa. Interessante é que conheco muitos brasileiros que adoram a Alemanha e nao pensam em voltar a viver no Brasil nunca mais. E essas pessoas, por mais felizes e satisfeitas que se sintam com a escolha que fizeram, sempre têm um dia em que bate aquela saudade da terrinha. Isso me surpreende e me faz pensar. Imagino que essas pessoas as vezes se deparam com lembrancas da infância, da comida que comiam, da cidade onde viveram antes de vir pra cá...e tudo isso se transforma em uma dorzinha aguda, um tipo de nostalgia. Em alemao, existe uma palavra extra para denominar isso: Heimweh
Heimweh significa algo como "saudade da terra natal". Heim, lar, weh, dor.
Em português, tudo vira uma coisa só: saudade.


Todo estrangeiro que vive fora da sua terra conhece esse sentimento. Nao só. Pessoas que nasceram em um determinado estado e se mudaram para outro também sabem do que eu estou falando. Os nortistas e nordestinos que foram para o sul tentar a vida nas décadas de 50, 60, 70 e 80, com certeza sabem. Meus avós sao/eram cearenses. Foram morar nas terras frias do sul do Brasil na década de 60. Por serem muito pobres e terem quatro filhos, nunca tiveram a oportunidade de ir à Fortaleza para rever suas familias quando eram jovens. Minha avó morreu há dois anos sem realizar esse sonho: sonho de voltar a terra natal, onde o sol e o calor é aconchegante, onde as praias têm suas areias tao branquinhas e as pessoas sao simples e felizes. Assim que ela morreu, meu avô comprou uma passagem e estava decidido a nunca mais voltar ao sul. Pois estando lá, ele descobriu que se passaram quase 50 anos da sua vida. E que ele nao se acostumava mais ao calor, a praia. Muitos de seus amigos daquela época tinham falecido ou mudado. Fortaleza já nao era a mesma. E ele se deu conta, de que a terra dele agora era o sul, definitivamente. Pegou um aviao e voltou pro frio do Paraná.


Eu tenho medo de que isso aconteca comigo. Vivo há apenas quatro anos aqui, mas sei que terei um longo caminho pela frente até voltar pra casa. Vou ter que ficar aqui mais tempo do que eu imaginava. Dá um certo temor de ficar aqui mais tempo que devia e quando voltar, ter que me adaptar outra vez.  Recomecar tudo do zero. E descobrir que a terrinha mudou tanto que eu nao reconheco nada mais.


Essa música que vou postar é a minha cancao de saudades do Brasil. A letra dela, fala de uma pessoa que está sempre viajando e mora fora. E que sente saudades de alguém. Eu, dedico essa cancao a todos os meus amigos e as pessoas que amo e admiro. Dedico àqueles que por algum motivo eu nao possa estar perto.


Thiago Pethit: Mapa Mundi:  
http://www.youtube.com/watch?v=pXBIWw185oY


2 comentários:

  1. Ah, menina, você - que praticamente só me fez rir e que chegou pra dar sentido e graça aos meus dias - agora me põe em lágrimas.
    Ah, menina, sei bem o que é Heimweh, embora saiba sentir mas não saiba pronunciar. Sei e te asseguro: esta palavra também é imprópria, porque nem ela nem "saudade" podem definir com precisão o sentimento de quem lá de longe anseia o encontro.
    Talvez por isso é que, de quem sai, normalmente se diz: partiu! E quem parte nunca mais será um todo: eis o cristal que jamais se restaurará.

    ResponderExcluir
  2. Querido. Perdao se te fiz derramar lágrimas. Dores que estao guardadas e por algum motivo vêm a tona sao muito tristes. Deixam um gosto de amargura na boca e faz a gente se sentir solitario.
    Acho tanto você quanto eu e todos que conhecemos já sentiram Heimweh.
    Faz parte. Acredito que as palavras sao superficiais demais para descrever a intensidade desses sentimentos.

    E o caminho só tem uma direcao: em frente. Nao existe retorno. E mesmo se existir, nunca mais seremos aquilo que éramos antes de partir...

    ResponderExcluir