terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tauschring: servico de trocas

Quando converso com alguns amigos brasileiros que nao conhecem a Alemanha, sempre escuto perguntas como "o que existe aí que nao tem aqui?". É dificíl responder assim, de cara, pois há coisas aqui que existem no Brasil, mas sao um pouco distintas. E lembrar assim, tao rápido fica mais dificil depois de tanto tempo que vivo aqui. Aos poucos, algumas coisas vao se tornando normais para mim e eu acabo nao vendo muita novidade. Talvez seja por que eu ando desinformada e nao me intero do que já chegou no Brasil (afinal, muita coisa mudou no Brasil desde que saí de lá). Com o tempo vou me esquecendo. É assim que acontece, quando se vai envelhecendo!
Meu cérebro registra tudo como "uma coisa comum que deve existir em todo lugar do mundo". E aí, levo bem uns dias pensando na resposta para pergunta do meu interlocutor. E geralmente meu interlocutor nao tem tanto tempo assim disponível e muito menos saco para esperar o que eu tenho para dizer.

Assim, pensei bem numas coisas para poder escrever aqui. E vi ontem por acaso na TV, num programa chamado "Galileo"  (eu só assisto tevê alema) um projeto que existe aqui super interessante: Tauschring.


Logotipo do Tauschring (sistema de trocas de servicos) de Glinde
Fonte: 
www.tauschring-glinde.de/bilder/logo.index.gif


Tauschring é uma rede de comércio local sem fins lucrativos de bens e serviços que nao utiliza o dinheiro tradicional.
É um sistema de troca local que utiliza "o crédito" e nao é necessário fazer trocas diretasPor exemplo, um membro pode obter um empréstimo de babysitting para alguém e, em seguida, gastá-lo mais tarde, em uma carpintaria com outra pessoa da mesma redeNos sistemas de câmbio locais (ao contrário de outras moedas locais) nao sao oferecidos "bilhetes" (grana, bufunfa, dimdim) e sim "transações" (atividades, servicos, ajuda) que são coletadas em uma central, aberta a todos os membrosUma vez que o crédito é oferecido pelos membros da rede para o benefício de si mesmos, esse sistema de troca local também pode ser  conhecido como sistemas de crédito mútuo. Eu, particularmente chamaria isso de "servico de trocas solidarias".



 É uma idéia que já funciona em algumas capitais de estados alemaes e cidades grandes. O princípio é da troca de favores: você se registra gratuitamente colocando duas ou mais atividades das quais você pode oferecer e em troca, recebe pelo seu servico prestado algo chamado "Talento". E aí você tem acesso a uma lista de servicos disponiveis oferecidos por outras pessoas e pode receber algo em troca.


Um outro exemplo, para que fique mais claro: você se oferece para cortar cabelo de pessoas. Por esse servico, voce recebe 15 talentos. Com esses "talentos" você tem direito a receber algum servico que te interesse, tipo aulas de esqui, ajuda de alguém para empacotar a sua mudanca ou uma pessoa que esteja disposta a limpar as janelas  do seu apartamento.
O horário e os dias sao combinados entre você e a pessoa, através de contatos como e-mail ou telefone.


O servico de trocas é bom para se informar, fazer cursos, aprender coisas novas e ajudar pessoas, compartilhando com elas coisas que você sabe e gosta de fazer.


 As pessoas registradas no programa têm, claro, que respeitar algumas regras:  se você participa, você deve ter algo a oferecer. E estar disposto a ajudar outras pessoas. E claro, têm um prazo de validade para os talentos que você tem que pagar, que é de um ano, geralmente. 
Esse projeto é bem bacana para pessoas que têm vontade de conhecer outras pessoas. Ou que queiram ter contato com aqueles que possuem os mesmos interesses, ajudar, ocupar melhor o tempo livre e até - por que nao? - fazer amizades.


Afinal, aqui é algo dificil de conseguir: fazer amizades. E essa idéia ajuda as pessoas se encontrarem, se conhecerem e se ajudarem mutuamente.


Infelizmente nao posso falar por experiencia própria, já que nao tive a oportunidade de participar ainda. Aqui onde eu moro nao existe esse programa. Mas para pessoas que vivem em cidades como Munique, Düsseldorf, Hamburgo, Berlim, Colônia, Frankfurt, Dresden entre outras cidades fica a dica.


Aqui deixo alguns enderecos eletrônicos (infelizmente apenas em alemao) para as pessoas interessadas no programa:

http://www.tauschringadressen.de/ 
(para saber mais sobre como funciona e se registrar)

http://www.tauschring.de/adressen.php
(índice de enderecos do Tauschring)

http://www.tauschen-ohne-geld.de/tauschring-gr%C3%BCnden
(para criar um programa de troca de favores na regiao onde você mora)


Agora para os brasileiros que moram na Alemanha: vocês já participaram do Tauschring? Se já, como foi? Recomendariam?


E para os brasileiros que moram no Brasil: vocês já ouviram falar de algum programa como esse? existe algo parecido no Brasil?


Aguardo comentários!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário