sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Liberdade

A liberdade é uma palavra tao cheia de significados e ao mesmo tempo tao indefinível. Como explicar a liberdade? Como defini-la? O que eu entendo por liberdade seria o mesmo que você?
Onde comeca o direito de uma pessoa de ser livre? Onde acaba?

A definicao do dicionário eu nao sei. Eu tenho a minha própria. Construi a partir dos conceitos que tinha quando sai de casa e pus o pé no mundo, aos quinze anos de idade. Conforme os anos que se passaram, fui aperfeicoando e aprendendo um pouco mais sobre a liberdade e descobri que no momento ela é o bem mais precioso que possuo. Depois de tantas mudancas, de andar por várias regioes e estar segura de que minha caminhada ainda está apenas comecando, aprendi a trazer poucas coisas comigo e estar preparada para recomecar tudo. Tudo novo de novo, como diz Paulinho Moska.

Acredito que ser livre é amar a vida incondicionalmente. E se alegrar com as coisas pequenas e momentos que passam pelos nossos olhos sem que a gente se dê conta. Sair pela manha, caminhar pelas ruas, observar as pessoas, ama-las ou odia-las. Mas nunca ser indiferentes. E nunca deixar de agradecer por ter essa maravilhosa oportunidade de se mover, de sair do lugar,  de sentir o vento baguncar os teus cabelos e poder ir até onde as tuas pernas te levarem.

Ser livre significa dizer o que queremos quando queremos. E significa arcar com as consequências que surgem depois.
Ser livre é ter o direito de se sentir triste ou indisposto também. Ser capaz de deixar o mundo passar e ficar só observando, perdido em pensamentos.
Ser livre é poder rever seus conceitos e príncipios. É  ser inconstante ou pouco flexivel. E mudar de opiniao, mudar de crenca, de ideologia, de ídolos - se você sentir que isso é necessario.
Ser livre é se apaixonar quantas vezes for preciso, sem se importar com a opiniao dos outros. Porém ser deixar de lembrar que toda acao tem uma reacao e que você é responsável por tudo que pode acontecer.
Ser livre é ser você mesmo, com todas suas vontades, idéias, desejos, medos, acoes impensadas (que podem ser positivas ou negativas) e loucuras.

Descobri que ser livre as vezes dói. Mas é uma dor que faz um parte de todo um processo de aprendizagem que passamos na vida. O livre arbítrio nos proporciona vários caminhos a seguir. Você pode escolher  da maneira mais irracional ou racional. O caminho vai ter sempre surpresas com as quais você nao contava. E há pedras que nos fazem cair e se machucar. E maos que nos alcancam e nós poem de pé outra vez.

Acho que de todas as licoes que aprendi desde que
vim para Alemanha, essa foi a mais valiosa: Aprendi a ser livre. E aprendi que nessa jornada que está apenas comecando, tudo o que vem pela frente tem seu lado belo,  completo e o lado desajeitado e torto. E que mesmo assim, do jeito que está, do jeito que vêm, tudo é como deveria ser. Tudo é perfeito. Inclusive a dor.

2 comentários:

  1. Acho que nunca vi vc dizer nada tão maduro desde de que te conheço, e acho que essa sua trilha fez vc ver as coisas de forma mais realista e ao mesmo tempo mais bela...
    A dor é sempre presente e companheira de quem aprende e de quem sente, e se descobre a todo o tempo.
    Adorei
    Bj
    Peter Hammer

    ResponderExcluir
  2. Olá Peter! Obrigado por comentar e pela mensagem. Acho que é bem por ai mesmo: aprender requer esforco e esforco nem sempre é isento de sofrimento. Mas eu gosto muito de aprender! Essa é a razao pela qual eu nao me canso de tentar e (re)comecar.

    Beijos

    ResponderExcluir