terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Efeitos do frio III: àgua do mar também congela


Hamburgo em 2010, no natal
 Mas enfim, o frio desencadea um outro problema no setor de bens de consumo, vendas e entregas. Grande parte da maioria dos produtos (incluso os alimenticios) chegam no inverno aqui por navios, importados de outros países. Afinal de contas, nesse frio monstruoso, nada se planta, nada se colhe. E para os navios chegarem ao porto de Hamburgo (o maior porto da Alemanha), é quase impossível. Os "quebra-gelos" em alemao "Eisbrecher" estao em acao, abrindo caminho para os navios passarem. E a camada de 10 cm de gelo na água vai sendo aos poucos quebrada. Porém em alguns portos ou estacionamentos para navios, o gelo tomou conta. Os navios e barcos atracados nao saem do lugar. Por ficarem a noite lá, em temperaturas baixissimas, a água acaba congelando. E os barcos e navios nao saem mais do lugar. Tudo congelado. Os outros, que vêm de outras regioes, nao conseguem muitas vezes seguir viagens até o porto de destino. Por isso, o trabalho dos “quebra gelos” é tao importante. Se nao fosse isso, a gente aqui morria de fome.
Bom, se no porto tudo dá certo, o navio chega e é descarregado entao tá tudo bem nao é? Nao.


Os produtos tem que ser transportados pelos quatro cantos do país (que nao é tao dificil como se parece, já que a Alemanha nao possui as dimensoes continentais do Brasil. Oito horas de viagem de carro desde o ponto mais ao norte até ao ponto extremo sul sao suficientes. Coisa que no Brasil mal dá pra sair de um estado, dependendo de onde você está).

Aí vem a questao é a qualidades das estradas. Como transportar os produtos de bem de consume em estradas extremamente escorregadias, conduzindo um caminhao de oito toneladas? Fortes emocoes, nao?

Pois é, em algumas auto estradas, existe o “Winterdienst” (em português, o servico de inverno). Esses sao trabalhadores que limpam a neve das auto estradas e jogam sal para que o gelo comece a derreter um pouco, pelo menos em alguns trechos. Mas nao em todos. Assim que a aventura está apenas comecando para os caminhoneiros.

Mas seja como for, até hoje sempre encontrei comida para comprar e nao precisei passar fome, se eu pago o preco. Que nao é barato, com razao.
 Nao encontro exatamente tudo o que necessito no supermercado, mas aí seria muito exigente da minha parte. Encontro comida. Cara, porém comestível. Esse é o lema daqui.


Ob es wirklich schmeckt, ist schon was ganz anderes..

Nenhum comentário:

Postar um comentário