sexta-feira, 2 de março de 2012

Todo dia é dia de compras

Para os que estao vindo para Alemanha, vou contar como algumas coisas funcionam aqui. Ir ao supermercado significa encontrar-se com pessoas idosas, que têm todo o tempo do mundo para fazer suas compras e só vao ao supermercado e entram nas filas quando percebem que alguém está atrasado, cheio de compromissos e precisa comprar pao antes de ir ao trabalho. Ou podem ser vistas a noite, quando falta meia hora para o mercado fechar, quando os atendentes já estao exaustos de terem que desejar "Tenha um bom dia" desde as 11 da manha e nao estao com muito bom-humor. E você, deu o duro o dia inteiro e só deu uma passada alí para comprar o essencial para nao passar mais fome. O dia foi tao corrido que você até se esqueceu de comer, agora tá com uma fome tao grande que comeria um porco inteiro. Cru.

Nada contra os idosos, afinal um dia serei uma. Agora eu adoraria saber o por quê deles ficarem horas em frente a uma prateleira, sem se decidir o que levar e tampouco dar lugar paras os outros que querem pegar algum produto. E se você pedir licenca para eles nao vai resolver o seu problema. Eles te dizem em 99% dos casos algum desaforo. Sem mentira, os idosos alemaes podem ser algumas vezes muito mau educados. E a culpa disso, na opiniao deles é "desses jovens nao respeitam os mais velhos". Eles têm sempre a razao.
Quem é que que nao levanta as seis da manha para conferir
 uma promocao de pepinos? Irresistível!
Eu me lembro de quando tinha aulas pela manha e passava em frente ao supermercado Edeka a caminho da faculdade. Era sempre antes das oito da manha e o supermercado ainda estava fechado. E todos os dias da semana, quando passava alí, via uma fila enorme de aposentados na porta, esperando o mercado abrir. E se eu voltasse da universidade pela noite e tivesse a brilhante idéia de entrar para comprar qualquer coisa, ia encontrar os mesmos velhinhos que estavam na fila de manha, meia hora antes do mercado fechar.
Alguém me explica o por quê? Será medo de perder alguma coisa? seria alguma doenca degenerativa que os impede de comprar o que precisam uma ou duas vezes por semana e fazem com que eles tenham que ir três vezes ao dia ao mercado? Ou seria o medo de perder as ofertas que os fazem levantar as seis da manha, tomar café e ir pra fila, garantir seus lugares? 


Nao sei quanto a vocês, mas esse olhar me enche de medo.
Mais o que me incomoda mesmo, é quando chega a hora de você passar no caixa e eles estao lá com o carrinho cheio enquanto você tem apenas uma garrafa de água e uma barra de cereais pede para passar na frente. Você tem poucas coisas e está com um pouco de pressa. Experimente fazer isso. Eles arregalam os olhos cheios de raiva (igual ao olhar daquele assassino que matou a própria mae, o "Morre Diabo") e se recusam. Você é novo, tem todo o tempo do mundo. Eles sao aposentados, estao cheio de coisas pra fazer, agenda lotada de compromissos e nao podem te deixar passar na frente.


Só que eles nao contam com a lei da acao e reacao. Eles te sacanearam no mercado todo: ocuparam espaco para nao permitir que você alcance o produto, foram devagar de propósito na fila do acougue e do pao só para te atrasar mais e "esqueceram" o carrinho de compras atravessado no meio do corredor, só pra voce ter que dar uma volta gigante para pegar alguma coisa.
Aí vem a hora sua vinganca. E o melhor de tudo:  você nao precisa fazer absolutamente nada. Nao tem que mover um dedo.  As coisas tomam o seu rumo natural e o universo se vinga por você!!
Aqui na Alemanha, as pessoas mais rápidas desse mundo sao as atendentes de caixa dos supermercados. Elas te dizem bom dia e comecam a passar os produtos numa velocidade parecida com a velocidade da luz. Mal dá pra ver as maos delas. E é nessas que você pode imaginar o espetáculo: a senhora idosa que fez compras para o resto do mês  - que para você seria a compra do resto da sua vida, quase -, tentando pôr os produtos de volta no carrinho, (sozinha, já que aqui na Alemanha nao existe empacotador) e a atendente jogando os produtos de lado, amontoando tudo numa pilha velozmente. As latas de creme de leite comecam a cair no chao, junto com as embalagens de chá. E por um triz a garrafa de licor de ovos nao se espatifa toda. 


Sem se afetar, a atendente diz o valor da compras, com frieza. A velhinha, sem saber nem onde deixou a carteira, faz uma cara de desespero e procura a bolsa, que está soterrada embaixo das compras mal empacotadas onde você vê que os produtos de limpeza estao na mesma sacola onde está o pao integral.
Com esforco, a velhinha exausta tira a carteira da bolsa e paga. A atendente já despacha o comprovante de compras e deseja um bom dia. E se vira automaticamente para o próximo cliente. A metade das compras da velhinha ainda estao sobre o caixa. E você paga e passa pela velhinha desorientada e descabelada com seus dois produtos na mao, sem estresse, sem agonia e com um sorrisinho maldoso no rosto.



5 comentários:

  1. Hehe. Aber mal ehrlich, ich glaube das ist weltweit so, oder?

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    1. Stimmt wäre auch ein Thema. In Deutschland liegen dagegen mit Absicht die Süssigkeiten direkt an der Kasse in Kleinkindhöhe. Das heißt dann in Marketingdeutsch: Impulszone. Kann man sich ja vorstellen warum. Das Kind quengelt solange bis es was von den Eltern bekommt.

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    2. Stimmt! Aber in Spanien und Brasilien ist das auch nicht anderes...

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  3. Ich weiß es nicht, Sven. Ich denke, dass es hier in Deutschland generell viel mehr Ältere Menschen gibt, deswegen macht sich das alles bemerkbar. In Brasilien ist das Durchschnittsalter nicht so hoch wie in Europa. Da gibt es mehr Kinder, die in dem Supermarkt am Regale alles durchwuscheln und Theater machen, wenn die Eltern irgendetwas nicht kaufen. Auch ein gutes Thema für einen Text, nicht?

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