quarta-feira, 28 de março de 2012

Nudez premeditada

Pois é! A primavera chegou! Aos poucos as flores comecam a aparecer e os brotos dos arbusto secos vao surgindo e vao lentamente enchendo as ruas de vida. Lentamente o verde vai dominando e os rastros do rigoroso inverno vao sendo encobertos pela essencia primaveril.

Com isso, os alemaes vao ficando loucos. As pessoas se sentem renovadas. Muito comum aqui é a limpeza de primavera: as pessoas reviram a casa de pernas pro ar, trocam moveis de lugar, limpam as 21 janelas de vidro de suas casas, lavam as cortinas, edredons, tapetes e o que tiver pela frente. Muitos comecam organizando armários, tirando roupas que já nao usam e jogando no lixo prospectos de desconto que estao guardados nas gavetas. Outros comecam a se preparar para o cultivo e a jardinagem. Primavera é tempo de flores e de plantar algumas verduras que vao ser colhidas no verao. E isso é extremamente visível quando as pessoas comecam a invadir as casas de contrucao (aqui se vendem flores e materiais de jardinagem nas casas de contrucao, conhecidas como "Baumarkt"). Carrinhos de compras ficam lotados de sacos de esterco e areia, potinhos de plantas e sementes de jacinto.
Tudo que é necessário para praticar a jardinagem e deixar o espírito de primavera entrar em sua vida!

Agora o mais legal é ver como as pessoas ficam realmente insandecidas quando o sol comeca a aparecer com frequencia. Pelo inverno aqui ser rigoroso e cinzento, todo mundo fica empolgado com a chegada do sol. As pessoas comecam a sair com as roupas mais leves, há gente passeando com as criancas, jovens andando de bicicletas por todas as partes e fazendo atividades ao ar livre. Muitos deles arriscam e saem de bermuda, apesar de ainda nao estar fazendo calor. As temperaturas todavia continuam baixas. Mas eles fazem isso pois o sol está a brilhar. Nessa época do ano você já se depara aqui com  pares espetaculares de pernas com bronzeado nórdico que variam do branco azulado para o branco bege. Imperdível.

Agora algo que mais me impressiona é a facilidade com que os alemaes têm em tirar a roupa. Num fim de semana ensolarado, em um gramado de um parque da cidade, nao é raro ver mulheres fazendo topless. Detalhe: temperatura externa está entre 12 e 14 graus Celsius. É o que a gente no Brasil chamaria de inverno.
Há uma represa perto de onde eu moro, onde as pessoas pagam uma entrada e vao para passar suas tardes de fins de semana com a familia. Indo pra lá, vc pode escolher em ficar vestido, mas preferencialmente o ambiente é nudista. E nao fiquem na ilusao de que indo pra lá, você vai ver corpos lindos e sarados. 99% dos que praticam nudismo sao pessoas a partir dos sessenta anos ou criancas. E senhoras extremamente gordas. Nao é lá uma visao muito agradável, diga-se de passagem.
Eu tomo banho de sol sim. Porém, vestida.
 Mas é cultural. Aqui no leste alemao as pessoas nao têm muito pudor. Me lembro de quando fui com meu ex-marido visitar meus pais e resolvemos sair. Ele disse que ia trocar de roupa e assim, sem mais nem menos abriu a mala, tirou uma bermuda de lá e comecou a tirar a roupa. De maneira natural. Eu e minha mae ficamos boquiabertas, nem tivemos tempo de reagir. E ele, depois de trocar de roupa, nos olhou, levantou e disse como se nada tivesse acontecido: vamos passear?

Agora a experiência que mais me deixou constragida passei logo que cheguei. Combinamos com amigos de ir a sauna. Bem, eu só conhecia a sauna no Brasil e nao sabia o que me esperava. Chegando lá, pus o biquini, tomei banho e pus o roupao. Ao entrar na parte da sauna, levei um choque: vi milhoes de pessoas andando de um lado pro outro, assim, completamente nuas! Eu quis entrar, nao conseguia. Tava paralisada. Os nossos amigos passaram na frente e já foram tirando o roupao. Nús. Eu fiquei roxa de vergonha. Meu ex-marido me perguntou qual era o meu problema. Eu olhei ao redor e disse: "voce nao está vendo? Tudo mundo tá pelado! sinto muito, nao dá. Nao tiro a roupa. Eu só entro de biquini." Ele olhou pra mim calmamente: "se você quiser pode entrar de biquini. Mas saiba que assim você vai chamar a atencao. Se quer ser igual, voce tira a roupa." Eu olhei pros amigos que estavam pelados, esperando pela gente. Olhei pros outros, que caminhavam tranquilamente, nus e felizes. Respirei fundo, contei até três e tirei o roupao e o biquini. O que passou pela minha cabeca foi apenas um velho ditado: "Tá na chuva é pra se molhar."

Depois disso, perdi o constrangimento de tirar a roupa na sauna. Foi um tremendo choque, mas tive que me acostumar. Na sauna, tudo é natural e ninguém olha pra ninguém. Ninguém se incomoda se você se depila estilo bigodinho de Hitler ou prefere deixar a mata selvagem dos anos 60. Ninguém verifica o tamanho e comprimento do seu bilau. As pessoas vao para sauna para suar e relaxar. Faz bem pra pele.

Agora uma coisa eu nao me disponho a fazer: topless no parque. Isso já é demais pra mim. Prefiro pensar que as temperaturas entre 12 e 14 graus ainda fazem parte do inverno, como no Brasil. O único que faco de  melhor é ficar observando essa gente e suas loucuras. De preferência, vestida.

6 comentários:

  1. Texto delicioso!
    Feliz primavera para você!!!
    Adorei a foto e do sofá estiloso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Enéas! E me diz, a primavera já chegou às terras lusitanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meio tímida, Portugal está passando por uma seca brava, mas aqui ali percebo uma flor desabrochando, um colorido no sorriso das pessoas, uma roupa mais charmosa e descontraída na menina que passa. Primavera/Verão são as minhas estações de eleição.

      Excluir
    2. Esqueci de dizer, hoje choveu em Portugal e tem mais chuva previstas para os próximos dias, então quero cruzar o Alentejo. Você precisa vir cá na Primavera e ir até o Alentejo, os campos se vestem de um colorido que enchem os olhos e faz vibrar a alma!

      Excluir
  3. Olá!
    Chuva costuma trazer bons agouros para a primavera. Isso é bom, ajuda as plantas crescerem!
    Eu também gosto muito da estacao das flores. Sinto que renasco outra vez a cada ano!

    Agradeco o convite, e pensarei bem. Ainda nao conheco o Alentejo e estou planejando uma viagem para Portugal em meados de agosto/setembro. Quem sabe nos vemos por aí?

    Um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheces o Alentejo? Deixo aqui o link de um post no meu blogue, o texto não é meu, mas a fotografia é: http://oculosdelennon.blogspot.pt/2009/12/desconhecido-mas-nao-por-muito-tempo.html
      Eu costumo gostar da chuva, principalmente porque sou de um estado brasileiro conhecido por chover pouco, a Paraíba. A chuva desde a minha infância significou fartura, tempos bons, boa colheita, barragens cheias, cachoeiras por um curto período mas divertidas. Depois fui morar no Sudeste e percebi como as pessoas tem formas diferentes de ver a chuva. Enquanto no Nordeste as pessoas olham para o céu carregado de nuvens pesadas e dizem:_ Hummmmm, tá bonito pra chover! Lá no Sudeste as pessoas falam: Iiiiii, que tempo feio!
      Aqui aprendi a gostar das estações, pois sentimos cada uma delas, e adoro o colorido da Primavera e a alegria do Verão.
      Vou lhe esperar aqui em Portugal!!!

      Excluir